O agronegócio brasileiro passou por uma revolução nas últimas décadas. Com investimento em pesquisa e muito trabalho, o setor se modernizou e ganhou competitividade internacional.

  • Em 2000, o agronegócio brasileiro faturava anualmente cerca de US$ 20,6 bilhões (valor bruto, sem correção monetária) com a exportação de produtos. Em 2024, o setor fechou o ano com US$ 164,4 bilhões em vendas externas. Um aumento de quase 700% em menos de 25 anos.
  • Na Safra 2000/2001, as lavouras brasileiras produziram 100,2 milhões de toneladas de grãos. Na Safra 2024/2025, devem entregar 345,2 milhões de toneladas de grãos. Um salto de 244,5%.
  • Já o rebanho bovino brasileiro saltou de 170 milhões de cabeças em 2000 para 238,6 milhões de cabeças em 2023 (último dado disponível). Uma alta de 40,3%.
  • O Brasil é o maior exportador mundial de soja, milho, café, açúcar, suco de laranja, carne bovina e carne de frango.

Fatos e números impressionantes. As histórias por trás deles são ainda mais.
Cada produtor brasileiro, do pequeno ao grande, deu sua contribuição para que o nosso agro chegasse aonde chegou.

Muitos destes produtores, no entanto, não alcançaram a visibilidade que gostariam para suas marcas. Estão aquém do que poderiam em termos de reputação e reconhecimento – e consequentemente de retorno financeiro.

A gestão avançou, a produção também. É a comunicação que precisa atingir o mesmo patamar de excelência agora!

O AgroEstrategista existe para ajudar a dar esse salto.

Nossa missão é ser a ponte entre a produção de qualidade do campo e o reconhecimento que ela merece, usando a comunicação e o marketing como ferramentas para gerar valor, construir marcas fortes e impulsionar resultados.

Quem está por trás do Agroestrategista?

Meu nome é Marco Aurelio Vigario. Sou jornalista, pós-graduado em Comunicação e Marketing. Já são 25 anos de carreira dedicados a contar boas histórias.

Joguei em praticamente todas as posições. Fui repórter, colunista e editor de jornais impressos; produtor e diretor de TV; colaborador de veículos online e rádio; pesquisador, redator e editor de livros institucionais.

Acumulei experiências nas áreas de política, economia, cultura e cidades, mas me destaquei mesmo foi no agro, pelo qual tenho um carinho especial. Os prêmios que tenho na prateleira de casa foram conquistados com reportagens sobre fatos e personagens do campo. Qualquer hora conto essas histórias. Elas me orgulham muito.

Mas o tempo passou e resolvi deixar a redação para assumir novos desafios “do outro lado do balcão”. Passei a integrar equipes de comunicação de empresas, entidades e órgãos governamentais. Duas experiências marcantes que tive foram como analista de comunicação da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa) e chefe de comunicação setorial da Agência de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), órgãos do Governo de Goiás.

Sigo trabalhando no agro, assessorando gestores, conversando com produtores rurais, lendo, pesquisando, fazendo cursos e trocando informações e experiências sobre o setor.

Criei esse site para compartilhar o que aprendi e o que continuo aprendendo todos os dias. O AgroEstrategista é um canal direto de comunicação com você – gestor, produtor, técnico ou interessado na área em geral – que busca informação clara e confiável para o seu negócio. Direto ao ponto.

O que você vai encontrar aqui?

  • Guias práticos e passo a passo de ações de marketing para o agro.
  • Análises e estudos de caso de comunicação no setor.
  • Estratégias de baixo custo para divulgar seus produtos e seus serviços.
  • Técnicas de jornalista para contar sua história de forma autêntica e impactante.

Vamos nos conectar?

Sinta-se à vontade para explorar os artigos e, se tiver qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato comigo. É um prazer te ajudar a colher os melhores frutos da sua comunicação.